O atual presidente da Renault no Brasil, Jean-Michel Jalinier, revelou nesta terça-feira (13) que a ampliação da fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná, servirá para a produção de um novo compacto nacional, com preço abaixo do Sandero. Embora não tenha dado mais especificações sobre o modelo, Jalinier destacou que a adaptação de projetos europeus para o Brasil – como a futura geração do Clio – está descartada.
A novidade, no entanto, conflita com declarações anteriores que apontavam que uma versão reestilizada do Clio argentino - de 2ª geração - seria lançada em 2012 nos moldes do que a Renault havia feito anteriormente com o sedã Symbol. Apesar disso, a produção no Paraná faz mais sentido nos planos da montadora já que o Brasil é especialista em compactos.
Além disso, o presidente da marca (que dará lugar a Olivier Murguet em 2012) informou que, a montadora tem como prioridade o mercado de carros que geram grande volume de vendas e, por ora, a entrada em segmentos de nicho, como o de cupê, está fora dos planos.
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Durante 2011, a Renault fez lançamentos importantes, como a renovação visual do Sandero e a chegada do Fluence e do Duster, sendo o Brasil, o segundo maior mercado para o crossover compacto da montadora. Teve também o reposicionamento de preço da perua Mégane GT, que de janeiro até novembro vendeu 8.489 unidades, crescendo quase 245% em comparação ao mesmo período de 2010.
A marca está investindo cerca de 1,5 bilhão de reais, que serão injetados em sua fábrica até 2015, e isso se reflete em mais de 13 lançamentos até 2016, sendo sete já no ano que vem, entre novos modelos e versões. A marca francesa, aliás, deve terminar 2011 com quase o dobro das vendas obtidas em 2008 e já começa a incomodar a 4ª colocada no ranking, a Ford.
Fonte: iGCarros
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